Sobre meu Grande Herói da Infância




   Hoje finalizei uma maratona de filmes do Freddy Krueger (Nightmare on Elm Street 1 ao 7). Nada de espetacular, somente uma saudade imensa que me compeliu a assistir novamente toda a coletânea vintage dos filmes do meu querido herói de infância.
   Eu sempre me inspirei no Freddy, ele foi para mim um exemplo de perseverança, criatividade e auto-estima. Não importa o quanto tentassem, nunca conseguiram se livrar dele de fato, ele sempre estava lá, nada o desviava do seu curso de modo terminal. Freddy tinha esse tipo de determinação que sempre me faltou, eu sempre fui do tipo que inicia um projeto e nunca termina, abro logo um outro e nunca o termino e, assim, prolongo esse imenso ciclo de procrastinação e novas paixões que se criam e recriam... Freddy era diferente, não haviam obstáculos, ele levou 3 filmes para matar a idiota da Nancy! Se Freddy fosse o velho Arcaico, teria se contentado com a morte de Tina Grey e depois se tornaria jardineiro... Enfim, Freddy é o meu exemplo de persistência e se um dia eu conseguir meu tão sonhado título de Doutorado devo dedicá-lo ao grande mestre.
   Freddy também é uma das figuras mais criativas que eu já conheci ,ao lado de Mitnick,  George Lucas e do cara que inventou as granadas de mão. Sério, desnecessário comentar esse ponto. Freddy foi responsável pelas mortes mais divertidas que eu pude assistir na TV durante a minha infância, fazia aquela droga de tubo de raios catódicos quase valer a pena... Quando estou no meio de um problema aparentemente insolúvel eu não apelo para essas idiotices do tipo "pense fora da caixa", isso é velho e todos semi-analfabetos já conseguem pensar fora da caixa. Para falar a verdade, o espaço "fora da caixa" está quase, ou mais cheio, que o espaço dentro dela... mas estou divagando... Quando estou no meio de um problema insolúvel (retomando o assunto) eu penso: O que o Freddy faria se estivesse no meu lugar? Vocês não imaginam de quantas enrascadas eu já saí dessa forma e eu sequer tenho uma luva com 4 facas de metal afiadas embutidas e, convenhamos, isso diminui muito as minhas alternativas criativas na hora de tomar uma boa decisão.
    Como se não bastassem todas essas características (e é claro, deixei o melhor para o final), Freddy nunca se abala. Sério, nada tira o bom humor do grande mestre. A auto-estima dele é inabalável, ele permanece confiante até nos momentos em que a mesa se vira contra ele, sempre tem uma frase de efeito e o melhor sorriso sarcástico guardado para as piores situações. Além do mais, ele sempre zela pelo estilo e pela aparência, não importa se ele teve a pele toda queimada por uma vizinhança enfurecida por um ou dois assassinatos que ele tenha cometido (ok, foram 20, mas isso não vem ao caso, parem de me interromper) seu velho chapéu está sempre enfeitando sua cabeça, ele está sempre com o seu melhor sweater e pode até mesmo ser visto de Black Tie no episódio em que ele finalmente pega a idiota da Nancy! Não há como abalar a confiança dele, Freddy é o tipo de cara que nunca seria vítima de bullying na escola (ao menos não por muito tempo), nunca ligaria para a opinião dos colegas de trabalho e jamais fomentaria uma crítica destrutiva sobre si mesmo.
    Quando eu tinha pesadelos eu costumava chamar o Freddy para me ajudar (irônico não?). Eu sempre quis ter um tio chamado Krueger... sei lá, meu tio Krueger seria desses que assustaria todos que me incomodassem, que me levaria para tomar sorvete e que me ensinaria as grandes coisas importantes da vida. Se eu fosse a um psicanalista talvez ele me diria que ele preencheu uma lacuna, a falta de uma figura paterna em alguns estágios definitivos da minha infância (meu pai não morreu e ressucitou, ele só trabalhava em outro estado, ok?), ou talvez ele só me receitasse um anti-psicótico, lítio e algum recaptador de serotonina. Quem se importa? Freddy jamais ligaria para o que um psicanalista pensaria dele mesmo.



Freddy Krueger não é uma lenda viva do cinema por nada!
6 comentários:

Olha, normalmente as pessoas fazem uma leitura só desses filmes de terror. Os mais medrosos acham ele um monstro. Os mais corajosos trash.

Sua análise é pertinente demais, sei lá. Me fez lembrar de um poema da Cecília Meireles( Como se morre de velhice);

Eh, meio difícil gente que pensa hoje. Parece que vc fez 3 cursos de humanas.


^^ Ai ... nd como uma boa dose de inteligencia numa quase-madrugada!!1

Brilhante ... apesar de eu nao ter assistido a tds os filmes do tio Freddy ... Sempre amei os filmes de "terror" classicos na minha infancia
(ponto pra mim) eu gostava MT do Mestre King ... Ele proporcionou os melhores momentos da minha infancia (depois da Disney,dos campeonatos de futebol com tampinha de refrigerante,Arquivo X,Star Trek e os livros de romances historicos franceses ... exatamente nessa ordem )

Clap-Clap prar o Arcaico ...

Thaís - GlassBallerina


Preciso ver todos os filmes, "direto". As férias de meio de ano são ótimas para isso. Então estarei pronta para ver o novo =)


Eu não tive um tio Freddy, mas tive um tio bruxo que fazia mil endiabruras com os vizinhos e adorava brincar com serpentes. Tio Eurico da decada de 60 ou devo dizer Mago Eurico? Arcaico eu teria tido prazer em te apresentar a figura, infelizmente seus livros e rituais não lhe deram vida eterna, desvantagem, ele perderia para o Freddy e isso é injusto!

U.U


Agora finalmente descobri pq o Danilo é como é . Nada como uma mistura de "The mask" com o "wolverine com polidactilia uma mão só " para formar o caráter de alguém . Até me deu uma dica do que fazer quando tiver algum tempo livre , nada como um cine trash para revigorar os ânimos .



Followers